Como combater a pneumonia bovina

Dra. Daniela Miyasaka S. Cassol, Médica Veterinária
Gerente Técnica Saúde Animal / PDI
Noxon Saúde Animal, Cravinhos-SP

 

A pneumonia (inflamação dos pulmões) é uma das doenças que mais acometem os bovinos, tanto de corte quanto de leite. Atenção especial deve ser dada aos bezerros e às vacas adultas em épocas de seca. Animais em confinamento também estão predispostos a esta doença (RADOSTITS et. al., 2002).

Os principais sinais clínicos desta patologia incluem: febre, respiração ofegante, cansaço excessivo, secreções nasais, perda do apetite, diminuição da produção de leite, emagrecimento e morte. Essa doença causa grandes prejuízos aos produtores, pois requer gastos com medicamentos, mão-de-obra especializada, manejo, além de perdas na produtividade (corte e leite).

As pneumonias em bovinos podem ser causadas por diferentes microrganismos, sendo os vírus e as bactérias os mais comuns. O transporte dos animais, a imunidade baixa, a alimentação não balanceada, a qualidade do ar ruim são os principais fatores envolvidos nesta doença.

Essa enfermidade pode acometer indivíduos, ou pode ocorrer na forma de surtos afetando muitos animais, ou até mesmo comprometendo todo o rebanho. Um surto de pneumonia grave pode ser devastador, pois o tratamento é oneroso e pode conduzir muitos animais à morte.

É importante fornecer a estes animais enfermos água de boa qualidade, alimentos balanceados, abrigo adequado (temperaturas muito altas ou baixas e umidade excessiva devem ser evitados), conforto ambiental, instalações bem higienizadas e acompanhamento de médico veterinário.

Para o tratamento das pneumonias bacterianas, recomendam-se produtos antimicrobianos à base de Ceftiofur (Lactus CEF FREE), Ampicilina (FORTICILINA “S”) e Oxitetraciclina (TERRAMAX 20LA) associados ao anti-inflamatório à base de Diclofenaco (DICLOFIN 5.0). Como prevenção, recomenda-se implantar o Protocolo de Vacinação que mais se encaixa para cada de produção, conforme a orientação de médico veterinário.

Higienização, manejo nutricional adequado e bem-estar animal são fundamentais para o sucesso do tratamento e prevenção desta doença que tanto atormenta o produtor rural.

Importante: consulte sempre o Médico Veterinário e siga corretamente as orientações descritas nas bulas dos produtos. Obedecer às boas práticas de aplicação de produtos de uso veterinário.

 

Pneumonia. Crédito: Prof. Dr. Rafael Paranhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *