Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Shorthorn

Origem

O Shorthorn é um gado essencialmente de corte, muito antigo e de origem inglesa. Existe em muitos países como Argentina, EUA, Canadá, México, França, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia.

Seu melhoramento vem sendo feito há mais de 200 anos, resultando num rebanho muito precoce. No Brasil essa raça não teve um bom aproveitamento, já que o clima tropical não agradou o gado e suas exigências para as pastagens são muito fortes.

Existem criadores na Inglaterra que utilizam o Shorthorn para exploração de carne, outros para a exploração de leite.

Características

O Shorthorn é um gado de corte altamente especializado, distinguindo-se pela sua precocidade e engorda rápida. Sua aptidão à engorda é excepcional, porém a qualidade da carne é pouco apreciada, porque a distribuição da gordura não é bem feita.

Quando bem gordos, dão um rendimento elevado, que atinge de 68 a 72%. Seu peso adulto varia entre 500 kg a 600 Kg nas vacas e 800 kg a 900 kg nos touros.

É um gado muito exigente, especialmente no primeiro ano. Pouco rústico, não se adapta aos climas quentes e pastos secundários, porém é inigualável em pastagens superiores.

A fecundidade não é muito grande, o que obriga o criador a freqüentes aquisições de reprodutores. Em cruzamento com vacas zebus tem dado bons mestiços, porém é menos recomendável que o Hereford e o Angus, que tem dado melhores resultados.