Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Simental

Origem

De origem Suíça, o gado Simental atualmente é encontrado com facilidade em grande parte da Alemanha, Áustria, Iugoslávia, Hungria e Itália.É um animal que se adapta muito bem a regiões montanhosas.

Houve sempre por parte dos criadores uma preocupação de mantê-lo puro, evitando a introdução de raças exóticas, o que nem sempre foi possível.

Dentro da Suíça, surgiram diversas variedades que só desapareceram quando a do vale do Simmen passou a fornecer reprodutores para as outras regiões, absorvendo os tipos primitivos.

Características

Embora o gado Simental seja considerado em sua terra uma raça mista para leite, carne e trabalho. Nos últimos vinte anos a seleção evoluiu para a criação de animais dotados de maior precocidade, menor altura e maiores produções de leite e carne.

Os machos entram na reprodução dos 10 aos 13 meses de idade e as fêmeas dão a primeira cria entre os 30 e 36 meses de idade. O peso ao nascer é de 42 kg para as fêmeas e 50 kg para os machos. O peso médio na idade adulta é de 750 kg nas vacas e 1.050 kg nos touros.

Como animal de corte, o Simental apresenta crescimento rápido e corpo com boa musculatura, sem tendência a acumular excesso de gordura subcutânea, ao passo que a gordura intramuscular é bem desenvolvida, dando boa consistência e coloração às fibras musculares.

As carcaças, nas diversas categorias de animais de abate, dão rendimentos de 60 a 65 %. Quando cruzado com o gado zebu, produz mestiços pesados.