BENEFÍCIOS DO LEITE

Dra. Daniela Miyasaka S. Cassol, M.V.
Gerente Técnica, PDI – Noxon Saúde Animal

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). O leite é um dos principais alimentos que fornecem cálcio na nutrição humana. O consumo de leite e seus derivados fornece proteínas e minerais essenciais à promoção do crescimento e manutenção da vida.

Esse alimento é considerado uma das melhores fontes de cálcio disponível, é essencial para a formação e saúde dos ossos e dentes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, o consumo habitual desses alimentos é recomendado para atingir a ingestão adequada de cálcio, mineral fundamental para a formação e a manutenção da estrutura óssea do organismo.

O principal carboidrato presente no leite é a lactose. Esse açúcar contribui no aumento da absorção intestinal de cálcio, magnésio e fósforo presentes no leite, assim como na utilização de vitamina D. Esses micronutrientes são importantes para o metabolismo ósseo. A caseína presente no leite é uma proteína de alto valor biológico, fonte de aminoácidos essenciais, necessários para o crescimento e manutenção dos tecidos.

O consumo destes alimentos está associado ao menor risco de desenvolvimento de problemas de saúde, tais como a síndrome metabólica; hipertensão, pois é rico em aminoácidos com propriedades anti-hipertensivas; melhora o funcionamento do sistema nervoso, por ser rico em vitamina do Complexo B; doenças cardiovasculares. É um dos alimentos ricos em iodo, essencial para o desenvolvimento do cérebro. O leite também pode contribuir para a perda de peso, proporciona calma e bem-estar; melhora a microbiota intestinal, por conter oligossacarídeos, nutrientes que são consumidos pelas bactérias benéficas do intestino.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de leite, após os Estados Unidos, China e Índia. Em 2018 produziu aproximadamente 34 bilhões litros (7% do total produzido no mundo).

O custo é um desafio para todas as cadeias produtivas. Diante disto o pecuarista busca alternativas para reduzir esse valor da “porteira adentro”, com aquisição de animais mais produtivos, alimentação adequada, implementação de protocolos sanitários, entre outras práticas.

Uma vaca no Brasil produz aproximadamente 1.500 litros de leite por ano. Nos Estados Unidos, os animais produzem mais de 10.000 litros por ano. A diferença se deve a alguns fatores, tais como, nutrição, genética, ambiente e sanidade.

Alguns produtores brasileiros possuem vacas que produzem de dois a três litros de leite ao dia, e outros têm animais que produzem de 30 a 40 litros ao dia. O Brasil possui um plantel de 23 milhões de vacas leiteiras. E para aumentar a produção com qualidade são necessários investimentos em genética, nutrição, manejo e sanidade. Em regiões com altos desafios recomenda-se a administração de suplementos no rebanho para auxiliar na melhora da produtividade.

Os suplementos repõem nutrientes fundamentais aos animais e seu uso é muito importante para que haja melhora na expressão de todo o seu potencial, tanto para produção de carne, quanto para o leite, com qualidade. Anabolic com sua fórmula inovadora e equilibrada agrega os modernos conceitos em nutrição, é um suplemento injetável com 21 ativos contendo Vitaminas A, D, E, B1, B5, B6, aminoácidos e minerais (Glicerofosfato de Sódio, Cloreto de Cálcio, Selenito de Sódio, Iodeto de Potássio, Sulfato de Manganês, Cloreto de Magnésio, Cloreto de Zinco, Cloreto de Cobalto, Inositol, Triptofano, L-Arginina, L-Lisina, L-Glicina, L-Metionina, Citrato de Ferro Amoniacal).

Esses nutrientes estimulam as funções orgânicas, como metabolismo e conversão alimentar, promovendo maior vitalidade e equilíbrio fisiológico dos animais. As Vitamina B1, B5 e B6 estão ligadas ao crescimento, desenvolvimento do sistema nervoso e sistema reprodutivo. O Selênio e o Zinco são importantes para o desenvolvimento e proteção dos epitélios, incluindo epitélio germinativo (ovários e testículos). O Inositol atua como fator de crescimento e estimula os animais que se apresentam deprimidos.

Anabolic auxilia no desempenho produtivo e reprodutivo, é indicado para gado de corte, gado de leite, ovinos, caprinos e suínos. Potencializa a nutrição animal e promove maior vitalidade no rebanho, sem período de carência para o leite e carne. Pode ser utilizado nesses animais em qualquer idade e é coadjuvante no tratamento de enfermidades hepáticas, neurológicas, doenças infecciosas e parasitárias. O intervalo entre as aplicações deve ser de 90 a 120 dias ou conforme a orientação do Médico Veterinário.

_______________________________

Importante: para maiores informações vide bula. Lembre-se: consulte sempre o Médico Veterinário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *