Quais são os benefícios dos probióticos e prebióticos para a saúde dos animais?

 

A flora intestinal, ou microbiota é composta por um conjunto de bactérias, leveduras e protozoários benéficos, que colonizam o intestino dos homens e dos animais, têm como finalidade aumentar a absorção dos nutrientes e competir com bactérias patogênicas, que estão envolvidas nos casos de desconforto abdominal, cólicas e diarreias.

Portanto, o uso dos probióticos melhora a imunidade dos animais, por serem extremamente benéfico como promotores da saúde em bichinhos de estimação, enquanto, nos animais de produção, são vistos como possíveis alternativas para reduzir o uso dos antimicrobianos.

Os probióticos aumentam a absorção dos nutrientes, das vitaminas, sais minerais e por realizarem a competição exclusiva com as bactérias patogênicas (causadoras de diarreias), por isso, são recomendados no nascimento, no desmame, nas trocas de ração, em transportes prolongados, e demais condições estressantes.

Além disso, os probióticos em animais de fazenda são vistos como promotores da saúde, pois não são indicados para o tratamento das doenças, mas sim, como adjuvantes, ou auxiliares, por promoverem a melhor absorção dos nutrientes e com isso, potencializam a resposta imunológica (resistência), e os animais conseguem se recuperar mais rapidamente dos casos de: diarreia, pneumonias, mastites, retenção de placenta, tristeza parasitária entre outras doenças.

 

  Os probióticos animais em sua forma original são assim.

 

O uso dos produtos Probióticos em animais, pode ser uma boa alternativa para deixá-los mais protegidos do ponto de vista imunológico, e com isso, naturalmente ocorre melhora do desempenho produtivo e reprodutivo, com redução na casuística de diarreias cólicas, mastites e menor estresse na desmama.

Por isso, se você deseja entender melhor quais são os benefícios dos probióticos e prebióticos nos animais, o que eles são e como utilizá-los, leia nosso artigo.

 

O que são os probióticos usados em animais?

Os probióticos são bactérias e leveduras vivas e benéficas que formam a flora intestinal dos animais ou microbiota, auxiliam no equilíbrio na absorção de nutrientes e promovem a saúde do sistema digestório dos animais.

Eles também podem ser ingeridos na forma de suplementos alimentares que auxiliam na promoção da saúde, entretanto não são considerados medicamentos, pois não apresentam nenhum efeito colateral e podem ser associados à todas as terapias convencionais.

Os Suplementos Probióticos podem ser usados em qualquer fase de vida dos animais, sem restrições ou contraindicações.

 

O que são os prebióticos usados em animais?

Já os Prebióticos como: Mananoligossacarídeos (MOS) e Beta-glucanas (GOS) são fibras e açucares que não são digeridas, mas servem de alimento para os micro-organismos benéficos do intestino dos homens e animais, portanto, são os substratos para a manutenção das bactérias e leveduras, com isso, a replicação dos micro-organismos probióticos será mais ativa e por mais tempo.

Os produtos que têm em sua formulação Probióticos e Prebióticos, são denominados simbióticos.

 

Por quê fornecer probióticos aos animais?

Apesar dos animais naturalmente terem a sua microbiota ou flora intestinal, várias condições fazem com que ocorra o desequilíbrio e até mesmo a morte das bactérias e leveduras (disbiose), como por exemplo: uso de antimicrobianos, diarreias, mudança na dieta, estresse, desmama, dessa forma, o uso dos probióticos na forma de suplementos orais é uma maneira de manter saudável a função intestinal dos animais.

 

Em pets, como cães e gatos, os probióticos operam com êxito em tratamentos quando o animal tem queda de imunidade e está predisposto ao desenvolvimento das mais variadas enfermidades. Também costuma ser utilizado em conjunto no tratamento das síndromes de má absorção, vômitos, diarreias e problemas ocasionados pelo uso de antibióticos.

 

  Os probióticos auxiliam na absorção intestinal de nutrientes e melhoram a imunidade dos animais.

 

O uso de suplementos Probióticos em filhotes ao nascer e ao desmame traz benefícios, como: pelo e pelagem mais brilhantes, maior força física e resistência muscular, melhora do apetite, ajuste do trânsito intestinal e diminuição da coprofagia, que é a alteração comportamental que os cães apresentam ao ingerir as próprias fezes.

Em bovinos, ovinos, caprinos e suínos os probióticos, estão sendo utilizados, com a proposta de reduzir a utilização dos antibióticos, atendendo as demandas do mercado consumidor mais exigente e preocupado com o bem-estar animal e seus impactos na saúde pública.

Nas vacas leiteiras, os Probióticos ajudam na redução da contagem de células somáticas e na composição dos sólidos do leite, portanto, repercutem diretamente sobre indicadores de qualidade da produção leiteira e também diminuem a ocorrência e a gravidade das mastites.

 

Beneficios dos probióticos para o ambiente

  Os probióticos te ajudam com a economia de antibióticos no rebanho.

 

Do ponto de vista ambiental, os Probióticos também têm uma grande importância, pois é através de seu uso que os criadores de gado esperam diminuir a utilização de antibióticos nos sistemas de criação, indo ao encontro de um sistema de produção mais sustentável e em equilíbrio com o atual conceito de Saúde Única.

Os resíduos dos antibióticos se acumulam no leite e em seus derivados, gerando assim, uma das maiores preocupações em saúde pública, que é o desenvolvimento de bactérias resistentes a múltiplas drogas.

O uso probióticos especializados para cada espécie de animal, e ainda criteriosamente, balanceados de acordo com as respectivas fases de vida, atende as demandas de um mercado cada vez mais exigente, em produtos inovadores, saudáveis e inócuos a saúde pública, por não deixarem resíduos nos alimentos de origem animal.

 

Como escolher o probiótico correto?

Vale ressaltar que é necessário que um profissional/técnico prescreva o probiótico mais adequado para o seu animal. Não é recomendado escolher um por conta própria e dar ao seu pet ou animais de fazenda.

 

Tirando isso, dê preferência para aqueles probióticos que contenham equilíbrio entre as bactérias, leveduras e também sejam acrescidos de prebióticos, que tenham selo BPF (Boas Práticas de Fabricação) ou GMP (Good Manufacturing Practices), que estejam em boas condições de armazenamento e que esteja dentro da data de validade.

 

Escolha o probiótico da linha de Suplementos PRÓ da Noxon:

A Noxon Saúde Animal acaba de lançar uma nova linha de Suplementos Probióticos,  na qual você pode encontrar o produto ideal e exclusivo para cada segmento, são formulados visando atender à exigência nutricional de cada espécie, e ainda, foram pensados para fornecer os melhores resultados para pets e animais de produção nas suas mais diversas faixas etárias.

 

Cada um dos produtos tem uma formulação específica, equilibrada, possuindo diferenciais capazes de desbancar seus concorrentes diretos. Conheça os produtos da linha de Suplementos Pró da Noxon:

 

  • PRÓ PET Baby: composto de PROBIÓTICOS, PREBIÓTICOS, vitaminas, minerais e aminoácidos, é indicado para filhotes de cães e gatos em fase de aleitamento ou até seis meses de idade. Utilizado para aumentar a imunidade e reduzir problemas gastrintestinais de animais de pequeno porte;

 

  • PRÓ PET Sênior: composto de PROBIÓTICOS, PREBIÓTICOS, vitaminas, minerais e aminoácidos, é indicado para animais idosos. Utilizado para aumentar a imunidade, repor os sais minerais e vitaminas que os pets necessitam no dia a dia. Esse produto em específico também possui grande quantidade de cálcio, condroitina e glicosaminas, que auxiliam na qualidade das articulações;

 

  • PRÓ PET+ plus: composto de PROBIÓTICOS, PREBIÓTICOS, vitaminas, minerais e aminoácidos, é indicado para pets com um ano de idade. Utilizado para aumentar a imunidade, corrigir problemas na queda do pelo e também auxiliar na prevenção e tratamento das diarreias;

 

  • PRÓ BEZERRO+ Plus: composto de PROBIÓTICOS, PREBIÓTICOS, vitaminas, minerais (selênio, cobalto, ferro, sódio, potássio) e aminoácidos, é indicado especificamente para bezerros (desde o seu nascimento até o seu desmame). Indicado no auxílio do tratamento e na prevenção das diarreias. Também ajuda no desenvolvimento do bezerro através do seu efeito de imunomodulação (resistência);

 

  • PRÓ RÚMEN: composto de PROBIÓTICOS, PREBIÓTICOS, vitaminas, minerais (cobalto, ferro, sódio, potássio), e aminoácidos, é indicado para bovinos entre a desmama até sua fase adulta. Ajuda o seu animal a se desenvolver melhor e absorver mais nutrientes, de forma que produza mais leite e carne; e coadjuvante na preparação de animais para pistas, torneios e leilões;

 

  • PRÓ MILK: composto de PROBIÓTICOS, PREBIÓTICOS, aminoácidos (metionina, lisina), vitaminas (A, D, E) e minerais (selênio e zinco), indicado para vacas leiteiras em lactação. Aumenta a imunidade da glândula mamária, diminuindo assim, a quantidade de células somáticas no leite. Indicado como auxiliar no tratamento das mastites;

 

  • PRO HORSE POTROS: composto de PROBIÓTICOS, PREBIÓTICO, lisina, metionina, cobalto, zinco, selênio e vitamina C. O produto auxilia na manutenção da musculatura do potro e também ajuda a manter a imunidade do animal. Também é indicado para deixar a pelagem do animal mais brilhante, para fortalecer casco e para melhorar o seu desempenho e força. É indicado para equinos até a fase de desmama;

 

  • PRO HORSE+plus: composto de PROBIÓTICOS, PREBIÓTICOS, eletrólitos e biotina. Indicado para animais de competição. Melhora o casco e a pele dos equinos. Auxilia no controle de diarreias padrão, melhora a absorção de nutrientes e ajuda na reidratação dos animais em prova.

 

 

Invista no bem-estar dos seus animais, com o uso dos  suplementos probióticos da Noxon uma nova concepção em sanidade animal e saúde pública

 

Para adquirir qualquer um dos produtos, acesse o site e fale conosco.