NOXON SAÚDE ANIMAL MUITOMODERNA E COM TECNOLOGIA DE PONTA NO SETOR DE INDÚSTRIA VETERINÁRIA BRASILEIRA

 

HÁ MAIS DE 17 ANOS NO MERCADO, A NOXON PRODUZ E COMERCIALIZA PRODUTOS VETERINÁRIOS, TRAZENDO INOVAÇÃO E SEGURANÇA AOS CRIADORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS.

 

Instalada às margens da Rodovia Anhanguera km 296,  Distrito ( JARDIM) Industrial em Cravinhos/SP desde sua fundação, a NOXON possui uma planta industrial moderna e equipada com a  mais alta tecnologia para produção das linhas de medicamentos injetáveis, ectoparasiticidas, produtos orais e semisolidos  

Sua fundação aconteceu em 2003, mas na entrevista a seguir, os Sócios Proprietários e irmãos Gêmeos Paulo e Claudio Floriano, explicam que a empresa já tinha iniciado o trabalho no ramo farmacoveterinário, porém, os produtos só puderam ser comercializados após cumprir rigorosamente todas as exigências do Ministério da Agricultura. Sendo assim, 2003 é quando foi concretizada a primeira venda, apesar da NOXON já possuir CNPJ e Inscrição Estadual desde 2001.

Com um amplo espaço, moderno e de alta tecnologia, a fábrica da NOXON tem o objetivo de levar ao consumidor final, excelência nos resultados e na segurança dos animais de pequeno, médio, grande porte, e também animais  de companhia como cães e gatos. São mais de 40 produtos registrados, produzidos internamente, levando saúde para o campo, com inovação e segurança.

Devido a modernidade de suas instalações, empresas nacionais e multinacionais também utilizam sua planta industrial  para terceirização de suas linhas de produtos, ratificando assim o compromisso com a alta tecnologia  de suas instalações.  A Noxon vem crescendo muito acima da média do setor, o que prova sua capacidade e responsabilidade em honrar seus compromissos com seus clientes internos e externos.

 

OS DIRETORES DA NOXON SAÚDE ANIMAL, OS IRMÃOS CLÁUDIO E PAULO FLORIANO, FALAM SOBRE A LINHA EXCLUSIVA PRODUZIDA NA FÁBRICA DA EMPRESA

 

Além do Parque Fabril que possui alta tecnologia desde o desenvolvimento até a fabricação do produto - que terá uma nova ampliação em 2021 - a NOXON também possui uma segunda unidade no Parque Industrial de Cravinhos, um armazém  de 2.500m² para o armazenamento adequado dos produtos, e de fácil acesso para veículos de grande porte, facilitando a logística na distribuição de seus produtos à todo Brasil.

Acompanhe a entrevista com os Fundadores da Noxon, Cláudio e Paulo.

 

A TRIBUNA REGIONAL – Quando e como a NOXON SAÚDE ANIMAL foi fundada?

 

DIRETORES DA NOXON – A indústria de Medicamentos Veterinários nasce sem poder vender o seu produto. Existe uma exigência de que é preciso construir a fábrica,  equipá-la por completo e  só depois os produtos podem ser desenvolvidos dentro da sua própria área fabril. O produto então segue para inúmeras provas e testes nas mais renomadas instituições e centros de pesquisa, para então ser submetido ao crivo do Ministerio da Agricultura onde sofrerá uma avaliação extremamente rigorosa. Este processo pode levar entre 03 e 08 anos .  Pra nós esta questão é a mais delicada e onerosa do setor

A nossa história dentro do mercado de saúde animal começou como vendedores de medicamentos veterinários. Nos sobressaímos e as coisas caminharam bem, e de vendedores viramos supervisores, depois gerentes, até que montamos uma distribuidora de medicamentos veterinários. Com a distribuição, tínhamos o problema de concorrer com outras empresas que vendiam os mesmos produtos e dos mesmos laboratórios. A primeira ideia para a NOXON foi ter uma linha exclusiva de produtos  para que só nós trabalhássemos com ela.

 

ATR – Qual o público alvo da Noxon? Os produtos são destinados a quais animais?

DIRETORES –

Nosso público alvo sempre foram os pecuaristas lá na ponta, que irão fazer o uso de nossos produtos, mas para chegarmos neles, precisamos dos lojistas e/ou distribuidores. Temos uma equipe profissional em campo, sendo 100% de Veterinários e Zootecnistas, todos funcionários ( CLT )  da Noxon. Eles fazem visitas técnicas de campo em fazendas, gerando uma demanda. Temos os vendedores técnicos que atendem as lojas agropecuárias, que são as revendas, e temos os gerentes nacionais que coordenam essa equipe toda. Então, nossa venda é focada na venda aos lojistas, ou, dependendo da região, aos distribuidores.

Trabalhamos com  linha de produtos para  bovinos, equinos, aves e suínos, ovinos e caprinos, e agora também com a linha Pet, com foco em cães e gatos.

 

ATR – Porque se instalar em Cravinhos? Gera quantos empregos na cidade?

DIRETORES – Somos nascidos em São Paulo, mas nos mudamos pra cá ainda crianças, com 5 anos de idade, e fomos criados aqui em Cravinhos.  Por isso fizemos questão de construir a empresa aqui. Temos funcionários em todo o Brasil, do Norte ao Sul do país ;Amazonas, Pará, Rondônia, Acre, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Minas, São Paulo, etc. Hoje somos 150 funcionários dos quais internamente aqui na indústria  trabalham 80 pessoas , na sua maioria cravinhenses.

Não tinha respondido qtos empregos na cidade, assim fica subentendido que “quase 80”

.

 

ATR – Atualmente, a Noxon atende quantos países?

DIRETORES – Já estamos no Paraguai, Bolívia, Chile, Colômbia, África, República Dominicana, Panamá, Costa Rica e Honduras.

 

ATR – O que a Noxon produz, quais os produtos ‘carro chefe’ da empresa, e quais os últimos lançamentos?

DIRETORES – Nossos produtos de destaque são a linha SUPREMO 3.5 que é um antiparasitário injetável para  bovinos ; o COURO LIMPO de ampla ação no combate dos carrapatos, bernes, mosca-dos-chifres e também age como repelente bovino; a linha AN@BOLIC que é um potente estimulante nas funções orgânicas, promovendo maior vitalidade e equilíbrio fisiológico dos animais; e a linha LACTUS, um endectocida  de uso pour -on em vacas leiteiras

O maior valor da nossa marca é o rigoroso processo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) dos nossos produtos. Temos uma equipe de Químicos, Farmacêuticos e Biólogos altamente qualificados. Nosso grande desafio sempre foi e vai ser a inovação, com lançamentos e produtos diferentes do que se encontra no mercado, com moléculas mais modernas e principalmente os solventes, que são veículos onde as moléculas são dissolvidas e preparadas, potencializando ou aumentando seu poder.

Temos inclusive algumas patentes,  exemplo claro disso é o SUPREMO 3.5, que é antiparasitário injetável que possui uma formulação única com um veículo especial desenvolvido  em parceria com três Universidades, um produto exclusivo que age na curta, na média e na longa duração no tratamento de endo e ecto parasitas de bovinos

Outro modelo de inovação é o LACTUS POUR ON. Todo medicamento quando aplicado em um animal de consumo deixa resíduos na carne e no leite, assim  o alimento só pode ser consumido após um período do produto ter sido aplicado. Este antiparasitário é usado em gado leiteiro e age sem contaminar, não tendo nenhum descarte de leite. Como um exemplo, um concorrente com a mesma molécula tem que aguardar 30 dias para que este leite seja consumido.

 

ATR – O último lançamento da NOXON SAÚDE ANIMAL, foi dedicado a animais domésticos, como cães e gatos. O que esses produtos oferecem aos cuidadores de Pets?

DIRETORES – Temos uma linha completa para grandes animais desenvolvida, e agora entramos na linha Pet. Estamos com quatro produtos que ficaram durante quatro anos em desenvolvimento. Esta é uma linha não medicamentosa, mas sim, de suplementação.

Desenvolvemos as linhas de probióticos  com Minerais e Vitaminas, e criamos produtos segmentados para filhotes, idade adulta, e uma linha Sênior destinada a animais idosos, para cuidar de articulação e pressão. Esta é mais uma inovação que o mercado necessitava.

A grande maioria dos nossos produtos não exige receita para ser comprado, são vendidos sem nenhuma restrição e o criador não vai ter nenhum tipo de problema fazendo uso deles.

 

ATR – A última novidade da empresa é o lançamento do e-commerce, com venda de produtos através do site da Noxon. Qual público pretendem atingir com esta loja virtual?

DIRETORES – O Brasil é um país muito grande e esse ramo de grandes animais está cada vez mais longe dos grandes centros, como no interior do Mato Grosso, Pará, Rondônia, entre outros, e muitas vezes o pequeno criador que mora em locais de difícil acesso não consegue adquirir os produtos, não só da NOXON, mas de várias empresas, pois é economicamente inviável.

Hoje, a nova geração de produtores rurais, tem mais acesso à informação, à tecnologia, ao celular, então criamos a venda e-commerce para também atingir este público. É possível conhecer e adquirir os produtos da NOXON através do site www.noxon.com.br/.

 

ATR – Qual relacionamento a NOXON tem com empresas do mesmo segmento?

DIRETORES – Há pouco mais de 1 ano fizemos uma parceria com um grupo Multinacional Chinês, de grande expressão mundial, para concepção de novos produtos e ainda com acesso as melhores e mais inovadoras  matérias primas existentes,  sempre atentos ao que acontece no mundo. Também assinamos com eles  um acordo de intenções, que fará com que a Noxon se posicione ainda mais em outros mercados ainda não acessados por nossa empresa.  Mas devido a confidencialidade, não podemos ainda revelar

Também somos muito procurados por empresas nacionais e multinacionais, que usam nossa indústria para fabricação de suas linhas de produtos . Por exemplo, VIRBAC é uma empresa francesa; VAXX INOVA é uma empresa Holandesa; ROTAM é uma empresa chinesa; UCB e FARMABASE industrias brasileiras

Ainda temos uma divisão que desenvole novos produtos para empresas do setor. Isto nos deixa muito orgulhosos e consolida nossa empresa como uma das mais inovadoras do setor de saúde animal